sexta-feira, 6 de maio de 2011

10 Dicas para não se casar com a pessoa errada

Com a taxa de divórcio acima de 50%, aparentemente pessoas demais estão cometendo um grave erro ao decidir com quem pretendem passar o resto de sua vida. Para evitar tornar-se uma "estatística", tente interiorizar estes dez pontos a fim de não entrar em uma "fria".

1. Você escolhe a pessoa errada porque espera que ele/ela mude depois do casamento.
O erro clássico. Nunca despose um potencial. A regra de ouro é: Se você não pode ser feliz com a pessoa como ela é agora, não se case. Como disse, muito sabiamente, um colega meu: "Na verdade, pode-se esperar que alguém mude depois de casado... para pior!"
Portanto, quando se trata da espiritualidade, caráter, higiene pessoal, habilidade de se comunicar e hábitos pessoais de outra pessoa, assegure-se de que pode viver com estes como são agora.
2. Você escolhe a pessoa errada porque se preocupa mais com a química que com o caráter.
A química acende o fogo, mas o bom caráter o mantém aceso. Esteja consciente da síndrome "Estar apaixonado". "Estou apaixonado" freqüentemente significa "Sinto atração física." A atração está lá, mas você averiguou cuidadosamente o caráter dessa pessoa?

Aqui estão quatro traços de personalidade para serem definitivamente testados:

Humildade: Esta pessoa acredita que "fazer a coisa certa" é mais importante que o conforto pessoal?
Bondade: Esta pessoa gosta de dar prazer aos outros? Como ela trata as pessoas com as quais não tem de ser agradável? Ela faz algum trabalho voluntário? Faz caridade?
Responsabilidade: Posso confiar que esta pessoa fará aquilo que diz que fará?
Felicidade: Esta pessoa gosta de si mesma? Ela aprecia a vida? É emocionalmente estável?
Pergunte-se: Eu desejo ser como esta pessoa? Quero ter um filho com esta pessoa? Gostaria que meu filho se parecesse com ela?
3. Você fica com a pessoa errada porque o homem não entende aquilo que a mulher mais precisa.
Homens e mulheres têm necessidades emocionais específicas, e quase sempre, é o homem que simplesmente "não consegue." A tradição judaica coloca sobre o homem o ônus de entender as necessidades emocionais de uma mulher, e de satisfazê-las.
Para a mulher, o mais importante é ser amada - sentir que é a pessoa mais importante na vida do marido. O marido precisa dar-lhe atenção consistente e verdadeira.
Isso fica mais evidente na atitude do judaísmo para com a intimidade sexual. A Torá obriga o marido a satisfazer as necessidades sexuais da mulher. A intimidade sexual é sempre colocada em termos femininos. Os homens são orientados para um objetivo, principalmente quando se trata desta área. Como disse certa vez uma mulher inteligente: "O homem tem duas velocidades: ligado e desligado." As mulheres são orientadas pela experiência. Quando um homem é capaz de trocar as marchas e torna-se mais orientado pela experiência, descobrirá o que faz sua esposa muito feliz. Quando o homem se esquece de suas próprias necessidades e se concentra em dar prazer à mulher, coisas fantásticas acontecem.
4. Você escolhe a pessoa errada porque vocês não partilham metas de vida em comum e prioridades.
Existem três maneiras básicas de nos conectarmos com outra pessoa:
1. Química e compatibilidade
2. Partilhar interesses em comum
3. Compartilhar o mesmo objetivo de vida

Assegure-se de que você compartilha o profundo nível de conexão que objetivos de vida em comum proporcionam. Após o casamento, os dois crescerão juntos ou crescerão separados. Para evitar crescer separado, você deve entender para que "está vivendo" enquanto é solteiro - e então encontrar alguém que tenha chegado à mesma conclusão que você.
Esta é a verdadeira definição de "alma gêmea." Uma alma gêmea tem o mesmo objetivo - duas pessoas que em última instância compartilham o mesmo entendimento ou propósito de vida, e portanto possuem as mesmas prioridades, valores e objetivos.
5. Você escolhe a pessoa errada porque logo se envolve sexualmente.
O envolvimento sexual antes do compromisso de casamento pode ser um grande problema, porque muitas vezes impede uma completa exploração honesta de aspectos importantes. O envolvimento sexual tende a nublar a mente da pessoa. E uma mente nublada não está inclinada a tomar decisões corretas.
Não é necessário fazer um "test drive" para descobrir se um casal é sexualmente compatível. Se você faz a sua parte e tem certeza que é intelectual e emocionalmente compatível, não precisa se preocupar sobre compatibilidade sexual. De todos os estudos feitos sobre o divórcio, a incompatibilidade sexual jamais foi citada como o principal motivo para as pessoas se divorciarem.
6. Você fica com a pessoa errada porque não tem uma profunda conexão emocional com esta pessoa.
Para avaliar se você tem ou não uma profunda conexão emocional, pergunte: "Respeito e admiro esta pessoa?"
Isso não significa: "Estou impressionado por esta pessoa?" Nós ficamos impressionados por um Mercedes. Não respeitamos alguém porque tem um Mercedes. Você deveria ficar impressionado pelas qualidades de criatividade, lealdade, determinação, etc.
Pergunte também: "Confio nesta pessoa?" Isso também significa: "Ele ou ela é emocionalmente estável? Sinto que posso confiar nele/nela?"
7. Você se envolve com a pessoa errada porque escolhe alguém com quem não se sente emocionalmente seguro.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Sinto-me calmo, relaxado e em paz com esta pessoa? Posso ser inteiramente eu mesmo com ela? Esta pessoa faz-me sentir bem comigo mesmo? Você tem um amigo realmente íntimo que o faz sentir assim? Assegure-se que a pessoa com quem vai se casar faz você sentir-se da mesma forma!
De alguma maneira, você tem medo desta pessoa? Você não deveria sentir que é preciso monitorar aquilo que diz porque tem medo da reação da outra pessoa. Se você tem receio de expressar abertamente seus sentimentos e opiniões, então há um problema com o relacionamento.
Um outro aspecto de sentir-se seguro é que você não sente que a outra pessoa está tentando controlá-lo. Controlar comportamentos é sinal de uma pessoa abusiva. Esteja atento para alguém que está sempre tentando modificá-lo. Há uma grande diferença entre "controlar" e "fazer sugestões." Uma sugestão é feita para seu benefício; uma declaração de controle é feita para o benefício de outra pessoa.
8. Você fica com a pessoa errada porque você não põe todas as cartas na mesa.
Tudo aquilo que o aborrece no relacionamento deve ser trazido à baila para discussão. Falar sobre aquilo que incomoda é a única forma de avaliar o quão positivamente vocês se comunicam, negociam e trabalham juntos. No decorrer de toda a vida, as dificuldades inevitavelmente surgirão. Você precisa saber agora, antes de assumir um compromisso: Vocês conseguem resolver suas diferenças e fazer concessões que sejam boas para ambas as partes?
Nunca tenha receio de deixar a pessoa saber aquilo que o incomoda. Esta é também uma maneira para você testar o quanto pode ficar vulnerável perante esta pessoa. Se você não pode ser vulnerável, então não pode ser íntimo. Os dois caminham juntos.
9. Você escolhe a pessoa errada porque usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade.
Se você é infeliz e solteiro, provavelmente será infeliz e casado, também. O casamento não conserta problemas pessoais, psicológicos e emocionais. Na melhor das hipóteses, o casamento apenas os exacerbará.
Se você não está feliz consigo mesmo e com sua vida, aceite a responsabilidade de consertá-la agora, enquanto está solteiro. Você se sentirá melhor, e seu futuro cônjuge lhe agradecerá.
10. Você escolhe a pessoa errada porque ele/ela está envolvido em um triângulo.
Estar "triangulado" significa que a pessoa é emocionalmente dependente de alguém ou de algo, ao mesmo tempo em que tenta desenvolver um outro relacionamento. Uma pessoa que não se separou de seus pais é o exemplo clássico de triangulação. As pessoas também podem estar trianguladas com objetos, tais como o trabalho, drogas, a Internet, passatempos, esportes ou dinheiro.
Assegure-se de que você e seu parceiro estejam livres de triângulos. A pessoa apanhada em um triângulo não pode estar emocionalmente disponível por completo para você. Você não será a prioridade número um. E isso não é base para um casamento.

<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
  {lang: 'pt-BR'}
</script>

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dez Mandamentos para Esposas e Esposos


           10 Mandamentos para as Esposa


1. Aprenda o verdadeiro significado do amor.
 
2. Desista de seu sonho de um casamento perfeito e lute por um bom casamento.
 
3. Descubra as necessidades pessoais de seu marido e tente satisfazê-las.
 
4. Abandone toda a dependência de seus pais e toda crítica aos parentes dele.
 
5. Faça elogios e mostre apreciação, em vez de procurá-los para si.
 
6. Abandone a tendência de ser possessiva ou ciumenta.
 
7. Cumprimente seu marido com afeto, em vez de fazer reclamações e exigências.
 
8. Vença o complexo de princesa (Cinderela).
 
9. Abandone toda esperança de mudar seu marido através de críticas ou ataques.
 
10. Ore por paciência.
 
Dez Mandamentos para os Esposos
1. Trate sua esposa com firmeza e gentileza.

2. Seja pródigo no louvor e na reafirmação.

3. Defina suas responsabilidades.

4. Evite crítica.

5. Lembre-se da importância das pequenas coisas.

6. Reconheça a necessidade de estarem juntos.

7. Procure inspirar-lhe sentimento de confiança.

8. Reconheça a validade dos estados de espírito dela.

9. Coopere com ela em todo esforço para melhorarem o casamento.

10. Descubra as necessidades individuais dela e tente satisfazê-las.
 


TV & Criança: Final Infeliz !

“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” Pv 22.6

É do nosso conhecimento que ao longo dos milênios o diabo, inimigo astuto, tem travado uma luta incansável no sentido de conquistar em definitivo a humanidade como seus escravos; é uma forma pessoal de vingar-se contra o Senhor, tocando na mais querida criação. Estas investidas iniciaram-se no Éden, enganando e destituindo o homem da pureza e santidade, sua condição original e com certeza continuará até o momento em que será aprisionado eternamente.
 
Nesta última década as trevas têm se manifestado abertamente, com o surgir de muitas seitas demoníacas e a divulgação de cultos e sua propagação intensa nos meios de comunicações, a ponto de não mais serem estranhas ao povo. Entre seus seguidores, encontram-se pessoas famosas e reconhecidas nacionalmente; é uma forma de status participar em tais cultos e rituais.
 
Mas, o foco desta mensagem é alertá-los para uma nova frente de ataque, o alvo são as crianças, ingênuas, são facilmente influenciáveis pelo maligno. Quero falar aos corações dos pais, que estejam atentos, com os olhos abertos e iluminados pelo Espírito Santo terem o discernimento para agirem sabiamente, sem deixarem-se tomar pela idéia satânica que as coisas não são tão graves ou pela maldita frase: “Não é bem assim!” Ou, “Nada a ver!”
 
Elas serão os adultos de amanhã. São mentes abertas fáceis de serem moldadas e depois de formadas, dificilmente serão transformadas. O diabo tem consciência disto e sabe muito bem o que fazer e tem feito abertamente. Elas têm crescido em meio a uma cultura altamente espiritualizada.
 
Quando o Senhor afirmou:
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.” 1Jo 5.19
 
Visualizava os dias atuais. Talvez, exista em seu interior o seguinte questionamento: “Onde estão estas coisas?” A resposta é fácil, no entanto, é necessário que se tenha olhos que veja segundo a visão do Senhor e todas estas coisas serão “destampadas” à sua frente.
 
Quero ressaltar que não sou contrário à TV ou outras mídias, inclusive, tenho TV! Mas, sou totalmente contrário ao seu mau uso. O diabo tem sabido usa-las poderosamente para alcançar as massas com seus propósitos destruidores. Em relação aos pequeninos, veja o teor dos programas que lhes são direcionados. Entre os aspectos negativos, destaca-se a sexualidade exacerbada, mas, o enfoque principal não é este. Quero lhes chamar à atenção para os desenhos animados e filmes, que aparentemente são inofensivos e inocentes, a criançada gostam e são atraídas por eles. Você já parou alguma vez para assistir um dos episódios de: Pokemon, Digimon, He-man, Thunder Cats, e outros mais.
Ou filmes como: Harry Porter, Xuxa e os duendes, etc.
 
Há também em muitos programas um feiticeiro (numerólogo, astrólogo, etc.) de plantão. Estes afirmam que o sucesso está na prática de seus ensinamentos.

Sabem quais são suas mensagens? o que querem ensinar? Não!?
São desenhos animados, filmes e feiticeiros que apresentam as trevas abertamente e transmitem a idéia que os demônios podem tanto ser maus, como bons! É isto que as crianças tem aprendido, a admirar o maligno através dos desenhos e filmes e a possibilidade de vence-los com este ou aquele truque. São sedutores e envolventes e desperta nas mentes em formação à vontade de serem semelhantes a eles. Presas fáceis, que crescerão dominadas e direcionadas pelos espíritos maus. Em detrimento a palavra do Senhor, que se torna nula.
 
O que fazer numa situação tão difícil? Uma resposta é vigiar e Santificar-se!
Vive-se numa correria muito grande é preciso trabalhar muito para manter o padrão de vida, conseqüentemente, as crianças ficam sob a responsabilidade de creches e em alguns casos, de empregadas domésticas ou babás, geralmente, são profissionais que desconhecem o Todo Poderoso como Senhor. Há também pais que, para livrarem-se e ocuparem os filhos, os colocam diante da TV sem a devida vigilância quanto à programação. Quando a rebeldia, a falta de educação, desobediência, e outras manifestações ruins, aparecem, surgem as perguntas: Porque são assim? Porque não gostam do Senhor? Onde errei? Etc.
São assim, pois o inimigo os tem influenciado e construído o caráter!
 
Pais, há na Sagrada Escritura um alerta muito sério, veja:
Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.” Ez 33.8,9
 
É comum aplicar-se estas palavras a várias situações, mas, deve-se observa-las também em relação às crianças que foram criadas irresponsavelmente, sem a devida e genuína educação espiritual ungida pelo Espírito de Deus. Os pais negligentes às ordenanças do Senhor, hão de responder diante do Trono pelos seus pecados. Pais, estejam atentos, não crie filhos para o diabo.
 
Ouça o mandamento do Senhor:
Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensina-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não se esquecerem delas; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” Dt 6.6-9
 
Exemplos de pais que negligenciaram a criação de seus filhos não nos falta, os encontramos na Bíblia e também, facilmente vê-se dentro das igrejas. Pastores, Presbíteros e outros que foram “bons crentes” a vida toda, tem a infelicidade de verem seus filhos serem rebeldes em relação ao Senhor. Onde erraram?
 
No menosprezar os ensinamentos divinos e subestimar o maligno!
 
O tempo de ser crente ou como dizem “crentes carnais” na verdade nunca existiu, foi apenas mais uma lacuna enganosa que o maligno abriu para satisfazer os desejos pecaminosos de alguns que preferem viverem segundo o mundo. É necessário que o homem crente, seja acima de tudo santo e que desenvolva comunhão verdadeira com o Senhor, cheio do Espírito Santo e ouvinte da voz do Mestre, atendendo-O em tudo que é determinado.
 
E para que aja vitória na criação dos filhos é indispensável ser Servo Fiel. Estes, receberão do Espírito Santo a sabedoria e capacitação necessária para os disciplinarem segundo o coração de Deus.
 
É uma missão que deve ser realizada com todas as forças, e quando se dispõe a isto, ela não é tão penosa quanta aparenta, pois, a nossa capacitação vem do Alto. Os ensinamentos divinos devem ser observados e praticados. 
Fonte: Vivos.com.br.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Namoro Cristão

Princípios para um Namoro Cristão

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantém um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. Namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Coríntios 6.15-20; 1Timóteo 5.22; 2Timóteo 2.22).
Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.

O padrão de Deus para um namoro bem sucedido é este:
1) Espiritual – forte. Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado (a).
2) Vontade, emoções e mente dentro do plano de Deus.
3) Corpo (físico) – sob controle.

Quando um namoro está fora do padrão de Deus, o que acontece é justamente o contrário:
1) Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada.
2) Emoções, vontade e mente – descontrolada.
3) Físico – sensual.

Portanto, fora do padrão de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto.
Uma pergunta séria a se pensar: A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?

Como Começar um Namoro Cristão?
Alguns aspectos são importantes para um começo no namoro cristão. Geralmente não sou de estabelecer uma idade certa para alguém namorar. Antigamente isso era o costume, hoje com o decorrer dos tempos e uma mudança na cultura não se faz mais tal coisa. Porém, ainda assim, existem pais que estabelecem uma determinada idade para que seus filhos venham a poder namorar. Eu creio que isso é benéfico e sábio por parte dos pais, mas não uma exigência. Vejamos alguns requisitos importantes para se começar um namoro:
  1. Salvação. Ambos os jovens ou adultos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3.16; Lucas 19.10; Romanos 10.9-10).
  2. Maturidade física e Espiritual. Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; 1Coríntios 14.20).
  3. Comunhão com Deus. Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (1João 1.6-7).
  4. O rapaz inicia. Em nosso tempo moderno é "comum" uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar.
  5. Permissão dos pais. Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento.
  6. Apoio do seu pastor. Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que pastor veja coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.
  7. Comunicação e visitas. Deve-se procurar estabelecer um determinado ritmo nas visitas por parte do rapaz à casa da moça. É claro que não todos os dias. Estabelecer uma boa comunicação entre ambos.
  8. Confiança dos pais. No decorrer do namoro, deve procurar ganhar e manter a confiança dos pais. Verificar como é a relação entre a pessoa e seus pais. Procurar ser sensível para qualquer mudança.

Como Continuar um Namoro Cristão?
  1. O interesse deve estar voltado para a personalidade da pessoa, a parte imaterial. É importante que isso esteja bem claro na mente dos namorados.
  2. O interesse deve ser estabelecido na parte espiritual da pessoa, não em seu corpo físico, não no dinheiro que o outro tem, não no carro, na casa, na popularidade, na beleza, etc. A parte espiritual é a mais importante sobre todas. Mais uma vez: quanto mais próximos estiverem de Deus, mais próximos estarão um do outro. O contrário também é verdadeiro: quanto mais longe estiverem de Deus, mais longe ficarão um do outro.
  3. Reconheça que cada cristão é chamado de propriedade particular, pessoal, peculiar de Deus (1Pedro 2.9). O namorado que não respeita tal fato está desrespeito os princípios de Deus e desrespeitando o próprio Deus, bem como a pessoa, a família dela, a Palavra de Deus e o futuro casamento.
  4. Evitar contato físico exagerado. Todo namorado gosta de receber um carinho, beijos e abraços. Porém, deve-se parar por aqui. Procure a todo custo evitar continuar os avanços físicos, como tocar em outras partes do corpo da moça, por exemplo. Isso pode provocar desejos sexuais que não pode ser satisfeito devidamente antes do casamento (1Tessalonicenses 4.3-8; 1Coríntios 7).
  5. Existem condições onde a frequência de visitas deve ser limitada. Isso exige paciência por parte de ambos. Algumas vezes a saúde, doença, serviço militar, estudos, trabalhos, deveres pessoais impedem que estejam juntos. Sejam pacientes nessas horas.
  6. Cautela com o modo de vestir, cautela em sua conversa, cautela em seu comportamento e mesmo nos gestos. Lembre-se de semear um ambiente agradável em que vale a pena estarem juntos.
  7. Evitar ficar sozinhos em ambientes fechados e por muito tempo. Procure estar em atividades com outros jovens, ou seja, procure envolver seus amigos em suas atividades.

Qual o Perigo de Acariciar?
  • Mata a espiritualidade de ambos os namorados.
  • Pode fazer com que fiquem cegos para os valores verdadeiros, as virtudes de cada um.
  • Pode fazer com que abaixem os padrões da moralidade.
  • Pode conduzir para a realização do ato sexual não permitido por Deus antes do casamento.
  • Pode conduzir para depravação, destituição da dignidade.
  • Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação não natural.
  • Pode causar frustração e nervosidade.
  • Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.
  • Pode conduzir para contrair doenças.
  • Pode conduzir ao desrespeito mútuo.
Conselhos Práticos
  • Nunca case com alguém que não seja cristão (2Coríntios 6.14-18; Amós 3.3).
  • Ore para a escolha de Deus (Salmo 37.5; Provérbios 3.6).
  • Evite casar sob pressão (Romanos 12.1-2). Não case pensando que sua vida se endireitará depois do casamento. Não case com alguém pelo qual não tenha respeito.
  • Não case cedo demais ou de repente (Tiago 1.4-5). Procure ver sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida.
  • Não case tendo uma perspectiva errada do sexo (Gálatas 5.16-25). Alguns casam para desfrutar do sexo, mas casamento não é apenas sexo, muito mais está envolvido.
  • Casamento é para sempre, ou seja, "até que a morte os separe" (Gênesis 2.24; Romanos 7.1-3; Mateus 19.6).
Pr. Cleverson de Abreu Faria

A Paquera

INTRODUÇÃO
O Brasil é muito grande! Temos a benção de podermos nos comunicar em uma única língua: o português. Mas apesar da língua única, a INTERPRETAÇÃO de algumas palavras, pode variar dependendo da região do país.

Assim sendo, se em sua região a palavra "paquera" é pejorativa ou não é muito bem vista, perdoe-nos e aceite esta explicação: usaremos a palavra "paquera", como é entendida na maior parte do Brasil. Ou seja, é o mesmo que nossos avós chamavam de "flerte" (o ato de observar alguém "interessante", visando uma possibilidade de namoro). Apenas neste sentido e nada além disto, OK? Agora, podemos começar!

1. UM SENTIMENTO ESPECIAL
Por todo o Reino Animal, encontraremos uma atração que envolve dois sexos. Macho e fêmea sentem-se atraídos um pelo outro. Mas na categoria dos "animais racionais" (os seres humanos), algo especial acontece, que vai muito além do "instinto selvagem": é o sentimento afetivo que envolve os dois.

A paquera se encaixa neste fato. Homem e mulher sentem-se atraídos um pelo outro, mas algo diferente ocorre, com uma certa sensação de conquista, que tem um aspecto interessante: O OLHAR!

Olhos se cruzam, um certo charme "paira no ar", e aquele sorriso discreto, traz um clima de expectativa e surpresa. Tudo acontece tão intensamente!

A paquera é um comportamento que caracteriza principalmente a Adolescência (não necessariamente ocorrendo somente nesta fase). É a descoberta do sexo oposto, impulsionada pelos hormônios que começam a atuar em seu corpo. Todo esse processo é uma prova de que o corpo do adolescente está funcionando bem. No entanto, o que se faz com o corpo, deve ter os limites estipulados pela Bíblia, quanto à ética e a moral.
 
2. PAQUERA "SAUDÁVEL"
A paquera saudável é aquela onde tudo acontece naturalmente. Você está com um grupo de amigos conversando e de repente, alguém interessante aparece! Você começa a dar uma atenção especial à pessoa. Papo vai, papo vem... e como você está "solteiríssimo(a)", esperando no Senhor alguém para amar, acaba gostando da história.

É o momento para conversar, conhecer o outro, encontrar afinidades, saber seus sonhos e alvos. Mas sempre de uma forma discreta, pura e sem malícia. Apenas o descobrir de uma nova amizade, sem a preocupação de um envolvimento físico. Assim, depois de muita observação de valores, talvez possa se chegar à conclusão sobre se "vale ou não à pena" investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela.

Podemos dizer que a paquera é a "ante-sala" de um namoro. Este primeiro momento é decisivo, para continuar ou não com a idéia. Algumas vezes, acontece do outro nem perceber que foi alvo de suas intenções. Numa pequena troca de idéias, você já percebe que não daria certo, um namoro entre vocês. Alguns dizem: "Não deu liga!", "Não virou!" ou então "Não houve empatia!"

Por outro lado, você também pode se surpreender. A cada momento que o papo se prolonga, o entusiasmo toma conta. Você dá a entender que gostaria de conversar novamente e convida para no próximo Sábado, ir à reunião de jovens da sua Igreja.

3. PAQUERA "PREJUDICIAL"
Pode um momento tão emocionante como este, ser prejudicial? Deus faz um comentário "preocupante", sobre o coração do homem, quando fala ao profeta Jeremias:
Jr 17:9-10 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações."

O coração do homem é enganoso. Uma coisa simples, pode transformar-se em algo negativo, que pode magoar e deixar marcas. Analisando a paquera, à luz de alguns textos e princípios bíblicos, podemos dizer ela é prejudicial, nestas situações:

a) QUANDO NÃO TEM UM IDEAL: desperta expectativas no outro e na hora "H", pula fora sem assumir o que fez e ainda diz: "Foi uma brincadeira, você é que entendeu mal, você leva tudo a sério...".
Pv 26:18-19  "Como louco que lança fogo, flecha e morte. Assim é o homem que engana o seu próximo e diz: fiz isso por brincadeira".

b) QUANDO HÁ UMA INTENÇÃO IMPURA: quando ocorre este caso, a pessoa quase sempre começa a paquera, com o principal pensamento na atração e sedução física, no desejo sexual e na malícia.
Mt 5:27-28 : "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu porém vos digo : qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela."

c) QUANDO ENVOLVE DEFRAUDAÇÃO: cria-se uma ilusão, desperta-se um desejo físico no outro, que você sabe que não poderá ir adiante, por não ser namorado da pessoa. Isso é o que a Bíblia condena e chama de DEFRAUDAÇÃO.
1Ts 4:6-7  "e que nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus, não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."

4. TODO O CUIDADO É POUCO
Já dizia o poeta: "a maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher, sem a intenção de amá-la." Esta frase diz respeito aos homens, mas também é valida para as mulheres. Portanto, todo cuidado é pouco.

A sensatez é uma das grandes virtudes. Usar a paquera para enganar, afirmar-se e sentir-se seguro, é covardia e egoísmo. Não condiz com a integridade de alguém que quer levar Deus a sério.

O importante nos contatos e relacionamentos é desenvolver uma amizade sadia. Buscar conhecer o outro sem malícia e "segundas intenções". Aí sim, valerá a pena! Grandes amizades podem surgir de uma paquera, que talvez nem venha a se tornar um namoro!

Acima de tudo, devemos pensar no período "após" a paquera. Poder olhar para si mesmo e para o outro, sem ter do que se envergonhar. Ter condição de poder continuar a desenvolver o contato como amigos, ou até futuramente pensarem em um namoro.

O maior desafio é saberem lidar com os seus sentimentos e de maneira alguma ferir os sentimentos do outro. Devemos "entrar e sair" da paquera, como pessoas APROVADAS POR DEUS!

Pv 15:3 : "O Deus eterno vê o que acontece em toda a parte; ele está observando todos, tanto os bons, como os maus." (BLH)

Percebeu a responsabilidade ? Não adianta querer trapacear. Deus conhece o seu coração e está observando a sua atitude.

Paquerar é algo comum e até pode ser uma atitude positiva. Mas necessita de muito domínio próprio e responsabilidade. ESTE É SEU GRANDE DESAFIO

Sérgio e Magali Leoto

segunda-feira, 2 de maio de 2011

As Bem Aventuranças do Casamento

1- Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a empolgação dos primeiros anos passou.

2- Bem-aventurados são os casais que são corteses e educados uns para com os outros, assim, como são com os amigos.
 
3- Bem-aventurado é o casal que possui senso de humor, para que este atributo seja um útil "amortecedor de choques".
 
4- Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor.
 
5- Bem-aventurados são os casais que se abstêm de bebidas alcoólicas.
 
6- Bem-aventurados são eles quando amam seus cônjuges mais do que qualquer outra pessoa neste mundo, e que alegremente cumprem seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.
 
7- Bem-aventurados são eles quando todos os dias agradecem a Deus pelo alimento diário e juntos se assentam para ler a Bíblia e orar em nome de Jesus.
 
8- Bem-aventurados são os casais que nunca alteram a voz para dirigir-se um para com o outro, e que fazem do lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas.
 
9- Bem-aventurados são os casais que reservam tempo para juntos irem ao templo de culto, para adorarem a Deus, e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus.
 
10- Bem-aventurados são os casais que sabem lidar com suas diferenças e resolvem seus problemas de ajustamento sem interferência de parentes.
 
11- Bem-aventurados são os casais que possuem controle e entendimento acerca de finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.
 
12- Bem-aventurados são os casais que humildemente dedicam suas vidas a Cristo e, que constroem o lar, aplicando diariamente o princípio cristão em suas vidas e na vida dos seus filhos, sendo leais, amorosos e não egoístas.
 
Se você ainda não é casado(a) guarde essa mensagem no coração, para usá-la quando chegar o momento.
 
Adaptado - Pr. Bertrant Vilanova

Ouvindo a Deus no Deserto


             
  • O deserto é um lugar especial no coração de Deus e, não há um filho Seu 
  • que ainda não tenha passa por essa situação. Para entender o deserto e o 
  • seu significado, é preciso que nos posicionemos, para que possamos
  • compreender, de fato, qual a importância e a relevância que temos. 
  • Mas você pode se perguntar: quem sou eu? E que importância tenho?
  • Você foi criado à imagem e à semelhança de Deus e,
  • isso quer dizer que não há nada mais importante nessa vida do que 
  • você; só Deus é mais proeminente do que o homem, porque Ele
  • é a essência de todas as coisas. Os anjos, por exemplo, não
  • tiveram esse privilégio. Foram criados como seres espirituais 
  • especiais para estarem à disposição do Altíssimo. Porém teve
  • um ser, Satanás, que desejou tanto esse direito e, buscando
  • a posição de ser igual a Deus, tornou-se maldição para sempre. 
  • Eu e você, contudo, somos a imagem e semelhança do Pai. Aleluia!

Outro aspecto significativo é o fato de que somos filhos de Deus e
ocupamos um lugar distinto no coração desse Pai. Qual o pai que não 
deseja o melhor para o seu filho? Todos aqueles que são pais sabem 
que, ao nascerem os filhos, sua dedicação a eles é quase exclusiva. E, 
embora os filhos cometam alguns deslizes, alguns erros, jamais deixarão 
de ser filhos; seus pais, em tempo algum, os abandonarão. Pai é pai! Eles
sabem o que é o melhor para os seus filhos.

Um dia eu achei que tinha o pior pai do mundo. Um sujeito rude, que ao
meu ver era desprovido da capacidade de compreender; um ditador, um 
senhor feudal. Eu tinha medo dele e, por muitos anos vivi assim... Quando
conheci a Jesus, deparei-me com algo que não gostei: o mandamento de
honrar pai e mãe. Honrar minha mãe, tudo bem! Agora, honrar o meu pai... 
onde estavam os motivos?

Certa vez, após um longo período de oração, encontrei-me com uma irmã 
que Deus havia colocado à minha frente como bênção. Eu lhe confidenciei
não conseguir amar o meu pai e em prantos passei a narrar para aquela irmã
alguns fatos. Ela me disse: meu filho, nenhum fato, jamais, sobrepujará o
mandamento de honrar pai e mãe, ainda que isso vá de encontro a toda 
lógica humana que se estabeleceu em sua vida. Eu não gostei daquela 
resposta; achei que a irmã não tinha me compreendido... mas, ela sabia 
muito bem o que estava falando.

Meu pai podia até ser o melhor pai, todavia eu não o via assim devido
as amarras que não me deixavam enxergar o bom homem que ele era; 
só via o que me interessava. Na verdade, as atitudes de meu pai, por 
mais violentas que fossem, desejavam imprimir nos filhos o melhor. 
Mas, só compreendi isso depois.

Quando cresci, numa busca desesperada por uma resposta, pedi a
minha mãe que me falasse dos meus avós paternos. Ela me disse: 
seus avós morreram muito cedo quando o seu pai ainda era uma criança.
Esse fato fez com que os irmãos mais velhos fizessem uma reunião e, na 
ocasião, meu pai não estava. Quando chegou, ninguém percebeu
sua presença. 
A conversa era para decidir onde ele ficaria, pois nenhum dos 
irmãos o queria
em casa por ser muito agitado. A opção foi morar com uma tia
numa realidade
muito diferente da sua, a começar pela casa que de tão pequena
não havia espaço
ao menos para que dormisse. Dessa forma, descansava na 
cocheira junto aos cavalos...

Lembra que falei daquelas ações duras do meu pai comigo? 
Eram para me dizer: 
"eu não quero você dormindo numa cocheira"; "eu não quero 
que meus filhos não 
tenham um teto para abrigá-los". A partir de então, ele deixou
de ser o último homem 
do planeta Terra, para ser o primeiríssimo da minha vida, pois 
entendi que ele era
espetacular! Aleluia! Não há pai que não gere o seu filho em 
amor. E, se ele não 
demonstra amor por você é porque muitas vezes ele não 
sabe como fazê-lo. 
Ele o ama. Aí, você me pergunta: pastor o que tudo isso 
tem a ver com deserto? 
Você vai entender.

O deserto é um lugar de escassez, onde os elementos vitais, 
como água e alimento,
características básicas, quase não existem. Isso não parece 
antagônico? Começar 
a ministração falando de algo tão bom, especial e ter esse significado: escassez? 
Depende do seu ponto de vista.

Só há um deserto que não é bom na vida de uma pessoa: o deserto do pecado,
da rebelião, do coração distante de Deus; o deserto da quebra de princípios.
Porém, estou falando a filhos e a candidatos a filhos de Deus.

Em Mateus 4:11 lemos a narrativa de Jesus no deserto.
O deserto é uma marca
inerente aos grandes homens de Deus. E, se você acredita 
um líder ou alguém 
que recebeu um chamado, um comissionamento da parte de Deus, 
há de passar 
por um grande deserto. Esse lugar passará a ser um lugar especial
no seu coração. 
Pois não há nada de Deus para nós que deixemos de gostar. 
O que existe, na verdade, 
é uma ignorância, um desconhecimento de causa.

Quando Deus chamou Abraão na Babilônia, Ele não se importou 
com os grandes
feitos, nem as riquezas e status que tinha. Deus não alertou a 
Abraão que ele
seria moído no deserto e o quanto seria difícil para que ele 
trabalhasse suas 
economias naquele lugar. Sabe por quê? Deus não tem uma 
visão circunstancial; 
Ele sempre tem em mente o resultado que quer produzir em nós. Quando o 
Senhor nos chama é sempre para algo maior do que somos
e maior do que temos.
Todos têm um chamado de Deus. Até você que pensa: "será que 
no lugar certo,
fazendo a coisa certa?", tem um chamado. Isso é a crise do deserto 
e de quem não
tem conhecimento de causa e nem da missão que possui. Contudo,
Deus tem paciência e quer lhe ensinar e lhe conduzir em todo o
tempo para um lugar melhor.

Jamais a palavra de Deus vai nos encontrar em um lugar e vai nos deixar no 
mesmo lugar ou num lugar pior. Pelo contrário, quando a palavra nos encontra, 
leva-nos a um lugar mais adiante... E, se essa palavra lhe encontrou, não vai 
deixar você perecer no meio do caminho; não vai deixar você ser humilhado,
reduzido à pobreza, à miséria... Deus levará você para a 
que mana leite e mel
um lugar de glória, um caminho maior.

Deus só tem pensamentos bons para os seus filhos, a despeito do contexto 
familiar ou traumas que você tenha com relação a seus pais. Ele é um Pai perfeito 
e n'Ele não habita injustiça.
Pr. Marcel Alexandre da Silva

O que é Missões?


 
 
Existe hoje uma confusão generalizada no meio dos
cristãos, a respeito do que é missão. Assim como 
antigamente, hoje tudo se convencionou chamar de
missão. Ora se tudo é missão, nada é missão, diz Stephen Neill.

Tentar definir missão não é tarefa fácil. É claro que houve 
uma evolução natural do termo ao ponto de "missão" incluir 
tudo, porém sem se identificar com esse todo. Pôr exemplo 
missão não é sinônimo de evangelismo, pois se tudo que a 
Igreja fizer for chamado de evangelismo, então nada é 
realmente evangelismo.

No dizer de John Stott, "missão" significa atividade divina 
que emerge da própria natureza de Deus". Foi o Deus vivo 
quem enviou a seu filho Jesus Cristo ao mundo, que enviou 
pôr sua vez os apóstolos e a Igreja. Enviou também o seu 
Espírito Santo à Igreja e hoje envia aos nossos corações.

Daí surge a missão da Igreja como resultado da própria 
missão de Deus, devendo aquela ser modelada pôr esta. 
Para que todos nós entendamos a natureza da missão da
Igreja, precisamos entender a natureza da missão do Filho.
Não podemos pensar em missão como um dos aspectos do 
ser Igreja, um departamento, mas como afirma o Dr. J. Andrew 
Kirk, "a Igreja é missionária pôr natureza ao ponto de que, se ela 
deixa de ser missionária, ela não tem simplesmente falhado em 
uma de suas tarefas, ela deixa de ser Igreja."

Para nós entretanto, não nos resta outra opção a não ser entender 
a missão a luz do ministério de Jesus. O que implica em dizer que
missão é ser enviado; "Assim como o Pai me enviou, eu também
vos envio a vós" (João 20:21). Primeiramente ao mundo. Johannes 
Blauw, em a Natureza Missionária da Igreja, diz que "Não há outra 
Igreja, que não a Igreja enviada ao mundo". Fomos enviados para 
que nos identifiquemos com outras pessoas, pois de fato o que 
Jesus fez foi se identificar conosco assumindo nossos pecados,
experimentando nossa fraqueza, sendo tentado e morrendo a
nossa morte. Somos enviados pôr Cristo para encarnar as 
necessidades das pessoas, necessidades espirituais e materiais
num mundo cada vez mais hostil.

Em segundo lugar, se compreendermos a missão de Jesus 
corretamente, vamos descobrir que ele veio ao mundo também
com a missão de servir. Charles Van Engen ao citar Dietrich Bonhoeffer diz, 
"a Igreja existe para a humanidade no sentido de ser o corpo espiritual 
de Cristo e - a semelhança de Jesus - é enviada como serva".
Marcos 10:45 diz que "o próprio Filho do homem não veio para
ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". 
A nossa missão como a dele deve ser uma missão de serviço.

Quero concluir com um outro texto de John Stott dizendo que: "Missão, 
antes de tudo, significa tudo aquilo que a Igreja é enviada ao mundo
para fazer." Sendo que na sua caminhada ela deve mostrar a vocação 
da sua missão que é ser enviada ao mundo para ser Sal da terra e 
enviada ao mundo para que lhe sirva de Luz do mundo.

Valdir Xavier de França
Fonte: Bíblia World Net